Prontocord Hospital Geral - Case de sucesso

01/09/2016

Recebemos a missão de reposicionar a marca Prontocord, com o conceito Hospital Geral. O objetivo inicial era comunicar aos pacientes e à população geral, que o Prontocord evoluiu em estrutura e tecnologia. A nova visão do hospital como empresa, é desvincular a marca da cultura que perdura há anos: a de que o Prontocord é o hospital do Coração. Ou seja, o hospital seria um especialista apenas da área cardiológica. O que deixou de ser verdade com o passar dos anos e aprimoramento interno de processos.

No início do trabalho mais de 90% dos pacientes que frequentavam o hospital não sabiam que o Prontocord atendia diversas outras especialidades médicas.

Assessoria de imagem e reposicionamento da marca, tendo como principal campo de atuação a internet, alguns projetos gráficos para impressos, ajustes junto aos profissionais de atendimento interno… esses foram os pilares para o começo de uma nova maneira de ver uma empresa tão tradicional em meio a um mercado tão mutável e rápido.

Sabendo da necessidade de intervenção em diversas áreas da empresa, e sob o comando do Diretor Executivo durante todo processo de adaptação da linguagem, realizamos ações internas e externas que foram decisivas para o reposicionamento e reconhecimento do novo Prontocord. Entre as ações destacam-se:

• A criação de um portal totalmente remodelado e com um alto nível de organização para informações na internet;

• Atuação em redes sociais e aproximação da empresa no contato público com o cliente a cada publicação, comentário e avaliação;

• Consultoria para atendimento interno entre pacientes, recepção e médicos;

• Gerenciamento de conflitos e avaliações negativas;

• Ações corpo a corpo em eventos culturais da cidade, como espetáculos abertos, shows, atividades, Dia de Saúde nas empresas (com aferição de pressão e dosagem de glicose) e congressos;

• Participação social em formato de entrevistas e veiculação de mídia.

O processo criativo vinculado à linguagem publicitária limpa, simples, assertiva e focada no público alvo, foram peças que trouxeram diversos resultados positivos. Entre ele destacam-se:

• Investimento adequado, sem excessos e aproveitando cada fatia da verba para converter clientes em fiéis seguidores;

• Foco em canais de comunicação eficientes e com resultados efetivos;

• Reconhecimento da marca através de um Marketing Share expressivo;

• Geração de conteúdo com alto valor agregado e de utilidade pública.

O exercício contínuo resultou no aperfeiçoamento da imagem do hospital para pacientes e novos clientes.

RESULTADOS:

• Aumento do Marketing Share do Hospital em toda cidade e na região metropolitana de Manaus.

• Aumento do índice de satisfação no atendimento, através da aplicação de pesquisas e treinamentos;

• Uma média de 81,1% das pessoas afirmam saber que o Hospital atende várias especialidades, além de cardiologia;

• 84,2% das pessoas que passam pelo hospital indicariam à seus familiares e amigos fazer suas consultas e exames no Prontocord;


Anderson Correa

Formado em design pela FUCAPI, Co-founder da Tterra Digital, Analista de B.I., casado, apaixonado por criação publicitária e arte, curioso por natureza e detalhista por escolha.

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