04 maiores desafios de um atendimento publicitário

29/01/2019

O profissional de atendimento publicitário é a pessoa responsável pelo relacionamento com o cliente durante toda a sua permanência dentro da agência, desde o período da prospecção. Ou seja, ele é o cara que conhece tanto do cliente quanto da própria agência.

O mercado está cada vez mais exigente e as empresas ansiosas pelo crescimento de seus negócios, com isso, buscam resultados tangíveis e mensuráveis, e é nosso dever como Atendimento Publicitário levar até ele, as estratégias e ideias para que a empresa alcance seus objetivos.

Separei aqui, os 04 maiores desafios enfrentados por mim durante esses 03 anos de Atendimento Publicitário dentro da agência TTERRA. Vejo muitas empresas de marketing levando para o seu cliente aquilo que ele PEDE, mas a grande sacada é: você oferecer ao seu cliente aquilo que ele PRECISA.

Pois, é isso que levará o resultado até ele.


1 – Conhecer tanto o negócio do cliente quanto ele. 


Qual é o nível do seu conhecimento sobre o negócio do seu cliente ? Você, pode pensar: Ah Emilly, sua pergunta é irrelevante. Porém, na prática, ela é a resposta para tudo que você irá desenvolver para ele.

Quando ele chegar te falando que comprou um Volussom S10 e você ficar 🤔, ou um aparelho de Tomossíntese de última geração e você se pegar questionando: Mas, que diabos esse cara ta falando ? E você ter que passar os mínimos detalhes para sua equipe elaborar a campanha. Ai maninho.... você precisa ter nem que seja o mínimo de conhecimento do que o cliente está falando. Não importa se você é formado em Publicidade, Jornalismo ou Design, a sua pós graduação sempre será no segmento do cliente que você atender. Seja ela em qual for: saúde, atacado, beleza, arquitetura, manipulados, imobiliária, advocacia, entre tantos outros.

Por isso, que se aperfeiçoar, estudar o ramo de cada cliente e de cada prospecção que você fizer é essencial para um resultado positivo.



2 – Relacionamento 


O ponto de partida é o relacionamento. Falar com os clientes por e-mail, whatsapp e telefone é mais rápido, mais confortável, porém é limitante e gera incertezas e erros (grandes e pequenos) frequentemente. Nada substitui o contato pessoal, o olho no olho, o convívio. Toda visita ao cliente é um excelente momento, não apenas para discutir negócios, mas, para se fazer presente na empresa dele. Nessas visitas você sempre aprende muito mais a respeito do negócio dele do que você imagina. E é a oportunidade do cliente se sentir assistido, saber que você se preocupa com ele, com o negócio dele e que de fato, você é um aliado. Deixando claro, que você precisa do cliente tanto quanto ele precisa de você. 


3 - Prospecção 


O mercado está extremamente competitivo, e assim ficará cada vez mais. Então sua habilidade de inovar e ter domínio sobre o diferencial da sua agência, tem que ser gigante, para estar sempre a frente dos demais..

Agências e EUgências hoje, tem inúmeras, e o que acaba tornando o mercado competitivo e prostituído. O DNA da TTERRA é o Digital, conhecemos a fundo todas as métricas, estratégias e caminhos para uma comunicação de resultados. E cada uma dessas métricas, são personalizadas para cada cliente, de acordo com a real necessidade dele. Não fazemos apenas posts bonitinhos (eles são lindos e estratégicos ;) )

E a maior dificuldade hoje, é de fato mostrar ao cliente que o Digital, sim, quando bem feito, te da um retorno que a publicidade off ainda deixa a desejar. Encontramos e falamos com o público que o cliente quer atingir, e todo esse trabalho é mensurável. E isso, eu te falo com a propriedades de ter clientes que deixaram de divulgar em TV e passou para mídia 100% digital (E o ticket médio dele não caiu nem 1% pelo contrário, aumentou). 

Com isso, por acharem que a mídia digital é fácil, que é só uma publicação, quando falamos de valores contratuais eles pulam, literalmente rs. E é aí, que o seu diferencial tem que sobressair, fazendo uma prévia pesquisa de como está a situação atual no segmento de comunicação e montar um planejamento de como eles poderão estar em x meses, com a consultoria personalizada de uma empresa que tenha domínio das ferramentas para alcançar o objetivo.

Isso, na minha opinião, é o que diferencia o bom atendimento do tirador de pedidos.


4- Ter foco nos resultados. 


Toda elaboração de campanha, vai além da parte criativa, na verdade, a parte criativa é a última a ser elaborada, porque sempre começamos pelo ponto de partida: A necessidade do cliente!

- Qual métrica a ser usada para atingir o público alvo ?

- Quais ferramentas a serem utilizadas ? Dark Post, Facebooks ADS, Instagram, hot site, Landing Page, Youtube ou Google my business ?

- O que essa campanha vai gerar de retorno para a empresa dele ?

- Qual valor a ser investido para conseguirmos o retorno esperado ?

Publicação feita, estratégias montadas, segmentação concluída, agora a gente relaxa e curte... SÓ QUE NÃO rs. É aí que entra nosso diferencial, pois nosso trabalho de fato começa quando a publicação está no ar. É nesse exato momento, que estamos em contato direto com o consumidor do meu cliente, atendendo as suas dúvidas, interagindo, resolvendo conflitos, dando informações a tempo e a hora, que faz a grande diferença levando ao resultado de sucesso. 



O digital quando bem feito, nos dá uma mensuração, uma aproximação e métricas que a publicidade tradicional ainda não domina. Resumindo: O bom atendimento reúne um conjunto de qualidades bem variadas. É aquele que sabe liderar, que expressa melhor as demandas dos seus clientes, que tem um relacionamento fluente com cada um e tem um amplo conhecimento do negócio.

É necessário inovar sempre, buscar novos métodos, novas abordagens, novos conteúdos. Afinal, é possível evoluir sem mudança? Ou continuar a fazer o que você faz e esperar que algo novo aconteça?

Todo mundo pode e deve fazer algo melhor do que vem sendo feito. Então, INOVE!


Emilly Mazetto

Sou de Minas Gerais, Cristã, Publicitária, casada com o homem mais lindo da tterra, mãe de 02 gatos, lidero uma equipe de marketing incrível e amo os resultados que meu trabalho proporciona aos clientes.

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